Canção do Engate

quinta-feira, novembro 30, 2006

Imaginem 2^64 blogs

Imaginem o seguinte: 264 blogues. O número é um pouco difícil de imaginar, mas a cadência de criação de blogues será, a meu, ver exponencial.
Os critérios de diferenciação de cada mecanismo de blogue (Blog engines) serão cada vez mais importantes na escolha dos utilizadores. A tendência, a meu ver, é que nesta explosão de interesses fáceis -- os the expôr ideias livremente -- sugirão inevitavelmente montanhas de páginas com puro spam. Isto porque mesmo que apenas 1% dos utilizadores (os blogadores), farão a diferença, pela negativa. Ou seja, contaminarão os fornecedores de blogues (tal como o www.blogger.com) de forma irremediável.
É claro que mesmo no caos, uma certa ordem irá singrar, mesmo que à custa de uma limpeza a direito -- levada a cabo pelos fornecedores, cansados de comprar gigabytes de armazenamento em periodos tão curtos... Mas pode ser que me engane. Oxalá.

Fiquei hoje agradavelmente surpreso ao verificar que até o famoso Marcelo Rebelo de Sousa tem o seu blogue (embora astutamente lá coloque apenas os traços gerais do seu pensamento -- os outros, guarda-os para o monólogo semanal aos domingos, na RTP1.)
Mais supreso fiquei ao verificar que qualquer um pode ter um blogue: então porque não?, pensei eu, e inscrevi-me. Numa questão de minutos estava a contribuir um pouco para que a curva ascendente do número de blogues, e seus artigos, rapidamente crescessem para o número astronómico... 264.