Canção do Engate

sábado, novembro 04, 2006

O blog da Canção do Engate

Há uns anos escrevi um livro que consistia num conjunto de contos.
Alguns foram escritos com a pressa inerente a um estudante de engenharia, pelo que seleccionei apenas alguns. Como engenheiro que sou, e embora tenha escrito diversos romances e contos,
achei que deveria dar àquela obra um objectivo: mas hesitei sistematicamente no que fazer com os contos. No entanto, nunca hesitei sobre o título a dar a esta inspiração — e o título era precisamente Canção do Engate.
De acordo com o posfácio:
é a nossa ambiguidade enquanto amantes, porque o engate é como uma canção: pode ou não levar-se a sério
A hesitação do destino a dar a esta obra de cerca de 140 páginas continua com este blogue. Em vez de chamar a este blogue algo como "as divagações intelectuais do cidadão do mundo Henrique", que é um nome um bocado comprido, decidi dar-lhe o nome reduzido daquele que escolhi para este misterioso livro, não editado, que é intelectualmente correcto, à luz do que eu fiz no âmbito literário: engatar. Como sabem os internautas, iliterados ou não, a palavra canção não pode constar num URL (ou vulgo link); por exemplo, canção-do-engate.blogger.com resultaria no seguinte:
  • can%c3%a7%c3%a3o-do-engate.blogger.com (no Internet-Explorer <=6.0);
  • xn--cano-do-engate-shb7d.blogger.com/ (se usar um proxy Squid)
Se fosse cancao etc e tal, soaria mal, não existe tal palavra em português. E... além disso, o blogue engate já existe; se fosse cancaodoengate seria uma cacofonia desgraçada. Assim, ficou apenas engatar. No sentido mais usual do termo (o acto socio-cultural da internet mais usual, como por exemplo o chat do engate), não o posso negar, tem uma vantagem comercial, ou se quiserem, nos resultados da procura; no sentido mecânico do termo tem o paralelismo com a maneira como eu consigo lidar com a cultura — leia-se, apenas consigo meter umas quantas mudanças, engatando aos poucos; talvez a minha habilidade natural e inata no campo científico me permita escrever de forma clara.

Face à hesitação do destino a dar à obra que deu o nome a este blogue, vou tentar deixar aqui dicas para pessoas que estejam na mesma situação: querem escrever publicamente, de forma desafogada, sem poluir a casa com papeis que ficarão amarelados com o passar dos anos.

Em suma: não se julgue que aqui serão colocados anúncios para o engate sexual, de cariz erótico, ou outros, apesar do título assim o denotar.

Para aqueles que conseguiram ler este simples artigo até ao fim, os meus parabéns, eu próprio fiz um esforço.