Sonda MESSENGER sobrevoa Mercúrio
Estou entusiadíssimo com o flyby Mercúrio que já aconteceu no início deste ano:
Detalhes emocionantes no site official dedicado a esta sonda, em:
* a face oculta de Mercúrio nunca vista antes.
Em 14 de Janeiro deste ano [2008] a sonda MESSENGER observou cerca de metade do hemisfério que a Mariner 10 não conseguiu fotografar. Esta imagem foi tirada com uma câmera de grande ângulo, parte do instrumento Mercury Dual Imaging System (MIDS), após cerca de 80 minutos o ponto mais próximo do MESSENGER na abordagem a Mercúrio (14:04 EST), quando a sonda esteve a apenas 27 000 quilómetros. A imagem mostra detalhes tão pequenos como 10 quilómetros de largura. Esta imagem foi tirada recorrendo a um filtro sensível à luz perto do espectro visível vermelho (750 nm) [...]
Tal como a parte previamente fotografada [mapeada] de Mercúrio, este hemisfério apresenta grandes cracteras. Revela igualmente alguns detalhes únicos [distintos].
Na parte direita está a gigante bacia Caloris, incluindo partes a oeste nunca antes vistas por qualquer nave.
Caloris foi formado pelo impacto de um grande asteroide ou cometa, e é talvez a mais recente [youngest] bacias do Sistema Solar. Esta nova imagem mostra a bacia interior e revela as suas regiões mais claras -- pode ser constituida por matérias diferentes das restantes partes do planeta.
[...]
Outras imagens obtidas durante o recente sobrevoo do planeta revelaram detalhes a cores e com um enorme detalhe. Colectivamente estas imagens e medidas obtidas pelo MESSENGER providenciarão uma visão global e detalhada da superficie de Marte, sendo a informação chave para a compreensão da formação geológica do planeta mais perto do Sol.